Justificativa

“Este é um documento sobre a paixão. A paixão de um povo pelo automobilismo. Em 1940, começa oficialmente a história do automobilismo em Santa Catarina, com a passagem do raid Rio/Porto Alegre, que teve participação de dois lageanos Iberê Correa e Ernesto Ranzolin. Com achegada dos anos 50, as corridas se intensificaram. Começou neste ano a época das carreteiras e com elas a participação de pilotos já consagrados no automobilismo como: Chico Landi e Catarino Andreatta.


Da mesma forma as cidades de Florianópolis, Balneário Camboriu e Joinville tiveram a passagem do raid e criaram uma geração de corredores e fãs.
Na década de 60, com a fundação do Automóvel Clube de Lages, a cidade se tornou um pólo automobilístico, abrigando várias provas em circuito de rua – tradicionais na época – entre elas as 500 milhas de Lages, considerada a maior competição automobilística até então realizada com oito horas de duração.

Os anos 70 trouxeram os modelos fabricados no Brasil para as pistas, ampliando sua abrangência no estado e possibilitando o lançamento de novas provas.

Nos anos 80 iniciou-se a profissionalização das categorias, novas categorias foram lançadas, novos circuitos cobrem todo o estado.” – Júlio Mendes, 2009.